Até o momento, temos 9.730 vias cadastradas em 1.718 locais de 425 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.549 vias tradicionais, 4.454 vias esportivas, 598 lances de bouldering, 60 big walls, 8 vias de descida e 61 vias em artificial.
Tipo de escalada predominante: fissura larga (off-width)
Extensão: 25 metros
Descrição: Escalada com proteção móvel que leva ao topo de um pontãozinho destacado da Falésia do Silú, o Pontão das Pitombeiras, no Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu. Tanto o nome da falésia quanto o do pontão foram dados pelos conquistadores das primeiras vias no local, que foram feitas bem antes da criação do parque ou poucos meses após ela ter ocorrido. A via se situa à direita da "Chaminé do Mocó".
Fenda larga, com boa proteção móvel, que termina no colo entre o Pontão das Pitombeiras e outro pontão maior ao lado. No colo foi batido um grampo de 3/8" para decida (o grampo está ruim e precisa ser trocado), e dele se chega ao topo por um trepa-pedras fácil.
Essa parede e pontões ficam onde era a fazenda de um antigo morador local, o Silú, daí o nome.
Tanto a localização da escalada (no mapa abaixo) quanto a sua orientação são APROXIMADAS, precisando ambas ser melhor identificadas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.